COISAS MUITO LINDAS PARA SEREM DEIXADAS PARA TRÁS.
Quinta-feira, dia 31 de maio de 2012. São 10:45 h da manhã. Estou em minha empresa quando recebo correspondência. Noto que é de D. Isabel, que já havia informado que estaria enviando um presente a todos da turma de TSI. Abro o envelope. Um livro: Pedaços de Mim.
De imediato o abro, como quem quer encontrar uma explicação preliminar do que se trata. Encontro PONTOS (pag.41) e ABRAÇOS (pag. 40). Já entendi tudo. Lentamente fecho o livro e começo a folhear de seu início e ao ler a Apresentação ali estava o Roberto que conheci, meu professor. Não pude evitar uma lágrima, pois o que D. Isabel nos apresenta é o mais profundo amor que conhecemos: o de mãe para filho. E o mais profundo sentimento de perda: o de um filho para uma mãe!
Roberto é uma dessas pessoas que passa rapidamente pelas nossas vidas e deixa marcas. Talvez pela minha idade, que poderia ser seu pai, como seu aluno tive mais experiência que meus colegas para analisar aquele jovem professor, conhecedor do que ministrava, elegante em seus gestos, atencioso com os questionamentos, amigo de seus alunos, perfeitamente integrado e a vontade no desenvolvimento acadêmico, não como um professor, mas na sala de aula, como mais um aluno. Simplicidade, a virtude dos sábios.Fecho o livro. Ele irá para casa comigo para que possa buscar compreensões do que a vida nos apresenta. Acredito que esse livro, que carrega sentimentos humanos indescritíveis da perda, possa ser uma auto-ajuda, para a superação de coisas menores valorizadas por meros interesses mundanos, e pensemos, sim, que a vida é curta e que precisemos viver intensamente com quem amamos.Obrigado D. Isabel.